quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O aquário

Era uma vez um peixe vermelho e um aquário. Um aquário  grande que está pousado numa mesa comprida ao canto da sala.
Lá dentro viviam outros três peixes azuis, que invejavam o peixe vermelho, cujas barbatanas flutuavam na água como  pequenas chamas de seda. Mal a manhã chegava, a luz trespassava pelas largas janelas  da sala e as escamas do peixe começavam a brilhar. Por isso todos os outros peixes o ignoravam e não queriam brincar com ele. O peixe vermelho sentia-se só e triste.
O menino todos os dias lhes deitava um pouco de comida. Os peixes azuis iam logo a correr muito e comiam tudo, depois o peixe vermelho não tinha nada para ele. Eles mordiam-lhe as barbatanas para o afugentar.
Ao fim de algum tempo, o peixe vermelho aborreceu-se por estar sempre a brincar sozinho. A brincadeira preferida dele era nadar de um lado para o outro. Ele comia as sobras dos peixes azuis, por isso estava muito triste, e ficava cada vez mais magro. As escamas do peixe vermalho começavam a perder a cor.
O pai do menino trouxe mais um peixe, que era negro. O menino pôs o novo peixe no aquário.  Passados alguns dias, o peixe negro começou a nadar livremente pelo aquário. Ele era o mais velho e o maior, tinha duas riscas vermelhas e brilhantes no corpo. Os peixes azuis quando viram a sombra dele recuaram, ficaram à espreita e pensaram: será que aquele peixe nos vai morder? Quem sabe, até nos pode comer. O velho peixe ia sempre devagar até à comida, depois repousava. Só depois é que os azuis iam comer a sua parte. E por fim aparecia o peixe vermelho que comia os restos.
O peixe negro nadou vagarosamente até uma concha cor-de-rosa, na qual descansava o peixe vermelho. O grande peixe abriu a sua grande boca e soltou uma grande bolha de ar:
- Nunca falámos peixe vermelho – disse ele - é que cada vez que te vejo estás mais magro.
            O peixe vermelho respondeu:
            - Só fico com os restos da comida, senhor peixe, e se tentar ir comer os peixes azuis mordem-me.
            O peixe negro disse:
            - Amanhã vens comigo! Podemos brincar no outro lado do aquário. Estás a ver aquela concha branca rente à gruta? Nós vamos para lá. Agora tens de te lembrar de uma coisa: a partir deste dia vais tratar-me por tu.
            Então lá foram eles comer. O peixe vermelho comeu até se fartar. Depois foram brincar. Brincaram ao jogo favorito do peixe vermelho, que era fazer corridas de um lado para o outro do aquário.
            Até que chegou um dia que o peixe negro ficou doente. Então o peixe vermelho levava-lhe comida. Depois os peixes azuis também ficaram doentes. Então o peixe vermelho foi buscar comida durante dias e dias para todos os peixes. Até que o  menino limpou o aquário e todos ficaram melhor. O peixe vermelho ficou amigo dos azuis. Depois todos os peixes começaram a ir comer ao mesmo tempo e quando o peixe negro se atrasava todos os outros esperavam por ele. 

Sem comentários: